Museu da Graciosa
Visita Virtual
Museu da Graciosa

Fevereiro 2026

DOMSEGTERQUAQUISEXSÁB
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

GRACIOSA - UM CARNAVAL COM HISTÓRIA

O Carnaval da Graciosa é um dos mais conhecidos dos Açores. A origem das práticas que o caracterizam perde-se na lonjura do tempo.
Da primeira metade do século XIX chegam-nos registos escritos reveladores do especial gosto dos graciosenses pela "folia" e pelos "folguedos", associados não só ao tempo do Entrudo mas também às Festas em louvor do Divino Espírito Santo e dos Santos Padroeiros de cada localidade.
As marcas principais do Carnaval graciosense resultam de uma evolução fruto de influências europeias e extraeuropeias. Trata-se acima de tudo de um Carnaval de Salão - com bailes organizados pelas coletividades locais, abertos à participação de todos. Outra prática característica do Carnaval da Graciosa são as fantasias  de grupo, organizadas igualmente pelas coletividades locais envolvendo todos os anos centenas de figurantes de todas as idades.
Quer os bailes quer as fantasias de grupo, conforme evidenciam as fotografias selecionadas para este projeto expositivo digital, são uma herança do passado cujo nível de sofisticação e organização tem sido enriquecido ao longo do tempo. 

A "moda de chocolate", a título de exemplo, muito frequente nos bailes graciosenses é uma dessas heranças do passado. Quase uma prova de resistência para os dançarinos, embalada pelo ritmo vivo de uma rapsódia em forma de sucessivas marchinhas, a "moda de chocolate" é aberta por um estrondoso "FECHA A RODA!". Instintivamente, todos os pares se unem para realizar uma coreografia coletiva sob as ordens de quem abriu espontaneamente a roda. Manda a tradição que no final da referida moda toda a trupe passe pelo bar da coletividade oferecendo o cavalheiro um chocolate (ou similar) à respetiva dama.
Mais uma nota particular desta importante festividade - o Carnaval na Graciosa tem início com o tradicional baile de passagem de ano. A partir de 31 de dezembro até à terça feira de Entrudo, os bailes sucedem-se por toda a ilha, como uma das mais representativas formas de socialização dos graciosenses. 
A melhor forma, porém, de conhecer o Carnaval da Graciosa é participar!

EXPOSIÇÃO DIGITAL |  GRACIOSA - UM CARNAVAL COM HISTÓRIA 

 

Data Inicial
2026-01-15
Data Final
2026-02-28
Voltar atrás

Optimizado para as últimas versões dos browsers:
Microsoft Edge, Google Chrome, Safari, Opera e Firefox

Desenvolvido pela Salworks