A COLEÇÃO DE OLARIA DO MUSEU DA GRACIOSA
A Coleção de Olaria do Museu da Graciosa
As práticas e saberes associados à produção de olaria terão sido difundidos nas ilhas dos Açores nos tempos do povoamento. Denotam-se, assim, muitas afinidades nas técnicas de produção com a olaria produzida na região sul de Portugal Continental, nomeadamente no Alto Alentejo e no Algarve.
A Coleção de Olaria do Museu da Graciosa contempla peças de uso doméstico e quotidiano produzidas localmente entre os finais do século XIX e meados do século XX. As oficinas de olaria concentravam-se nas localidades de Rochela e Lagoa, na freguesia de São Mateus, onde também se localizavam as infraestruturas de apoio à produção de telha. Eram produzidas por homens e mulheres daquelas localidades especialmente entre os meses de maio e setembro, quer para uso local, quer para exportação para as ilhas vizinhas.
Entre as peças desta coleção constam vasos, alguidares, panelas, jarros, talhões, bilhas, púcaros, sertãs, salgadeiras, entre outros - objetos de aspeto austero mas de grande utilidade nas cozinhas graciosenses de outrora.

